No projeto Lab Conexão na Escola Estadual Carlos Drummond, em Betim, a clássica peça “Sonhos de uma Noite de Verão” de William Shakespeare foi adaptada e encenada pelos alunos do grupo de teatro Diafonó, fornecendo uma oportunidade prática de aprender sobre teatro. Este projeto detalha as etapas desde a preparação inicial até a apresentação final, enfocando o desenvolvimento educacional e as habilidades adquiridas pelos estudantes.
A escola localizada na Vila Cristina, trabalha com diversos projetos. Mas é o grupo de teatro que foi criado há 8 anos pelo professor Renato Cassim que encanta a todos. O grupo conta com 20 alunos e tem os atores sempre renovados, já estreou peças como O Velho e a Horta, de Gil Vicente.

Integrando Clássicos Teatrais no Currículo Escolar: Uma Abordagem Pedagógica Inovadora
No ambiente educativo dinâmico da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, a leitura de clássicos teatrais de autores renomados como Gil Vicente e William Shakespeare é uma prática valorizada que transcende a simples leitura textual. Reconhecendo as complexidades linguísticas, socioculturais e estilísticas dessas obras, os professores têm adotado uma abordagem interativa que inclui leituras dramatizadas e encenações teatrais. Essa metodologia não apenas enriquece o entendimento linguístico dos alunos, mas também os conecta com o contexto histórico e político das épocas representadas nas peças.
Cada ano letivo, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatiza a importância de abordagens diversificadas de leitura, é selecionada uma peça clássica para ser explorada através de dramatizações. Esta prática não só facilita uma compreensão mais profunda dos textos, mas também promove o engajamento e a participação ativa dos estudantes, permitindo-lhes vivenciar a arte de maneira prática e envolvente.

“Essas atividades são mais do que exercícios acadêmicos; são experiências transformadoras que equipam nossos alunos com habilidades críticas de análise e interpretação, essenciais para o desenvolvimento de uma perspectiva global e uma consciência cultural mais ampla. Ao trazer os textos clássicos para o palco, incentivamos não apenas a apreciação da literatura, mas também a expressão criativa e o debate crítico entre nossos estudantes.”, relata o professor Renato Cassim.
Esse enfoque pedagógico reflete o compromisso em criar um ambiente de aprendizado que valoriza tanto o conhecimento acadêmico quanto o desenvolvimento pessoal, preparando os alunos para serem pensadores reflexivos e participantes ativos em suas comunidades.
Vamos relembrar as etapas de construção da peça e ver como a arte e a educação podem caminhar lado a lado.
Planejamento e Preparação
O projeto começou com uma série de oficinas focadas em diferentes aspectos teatrais. Sob a direção do professor Renato Cassim e a colaboração do grupo de teatro Diafonó, os alunos mergulharam na adaptação do texto. Benetti Mendes, ator, professor de teatro e especialista em jogos teatrais, conduziu oficinas que desenvolveram habilidades de presença de palco e improvisação entre os alunos. Benetti quis deixar um recado aos alunos:
“Eu quero parabenizar toda a equipe, todos os alunos envolvidos nesse projeto de teatro, no qual eu participei. Foi incrível ter lidado com jovens artistas, jovens estudantes do ensino médio, que naquele primeiro momento estavam focados ali na construção de roteiro de teatro, no trabalho de expressão corporal. Então eu quero parabenizar porque é a oportunidade de levar a arte-cultura para dentro das escolas e o Lab, ele realmente tem esse propósito social, esse propósito artístico, técnico, vida longa esse projeto. Parabéns!”

Pensando na linguagem e eloquência do texto, os alunos também receberam a oficina de Técnica Vocal com a multiartista Nana, que foi aluna da preparadora de voz do grupo Galpão, Babaya. Ela levou todas as dicas para que os alunos pudessem fazer uma boa preparação vocal para o espetáculo.

Criação de Cenários e Figurinos
Nana foi a produtora que acompanhou todo o processo, encarregada das oficinas de figurino e cenografia, guiou os alunos na criação de cenários que representassem a floresta mágica central à peça. Os figurinos foram concebidos para refletir as características dos personagens, desde os nobres atenienses até as criaturas místicas da floresta. Durante toda a etapa os alunos aprenderam técnicas de artesanato cênico e criação de toda estrutura da peça para além do texto.
“É um momento de interação dos alunos, de aprendizado, onde eles aprendem sobre horários, aprendem a falar em público, coisas que irão levar para a vida. E a gente acaba descobrindo alguns talentos durante esse período.” (Poliana, professora e mãe de aluno)

Ensaios e Acompanhamento
Os ensaios proporcionaram aos alunos a chance de refinarem suas atuações e a equipe técnica de ajustar os elementos de som e luz. Este período foi crucial para integrar todos os componentes da produção e para os alunos assumirem maior propriedade de seus papéis. Foram 6 encontros para além das oficinas, em que eles puderam tirar dúvidas e aprender na prática como é a construção de uma peça teatral em todas as etapas.

A Noite de Estreia
A apresentação final ocorreu no espaço da Companhia Alma Dellart, onde os alunos puderam demonstrar as habilidades desenvolvidas ao longo do projeto. A performance serviu como uma plataforma para os estudantes aplicarem o que aprenderam em um ambiente profissional. Foram duas apresentações que lotaram o espaço, resultando em cerca de 100 espectadores em cada apresentação.
“Amei o teatro, amei o Guilherme ter entrado neste teatro, porque ele era muito tímido, ele não falava em público, apesar de eu mesma mexer com teatro na minha congregação, sendo líder de teatro. Ele nunca quis participar, ele não queria ir, sempre parecendo obrigado. E aqui eu vi que ele se dedicava, ele ia a todos os ensaios, quando eu assustava ele já estava de novo na escola ensaiando. Foi uma dedicação, uma mudança tremenda que eu vi no meu filho, é muito importante esse trabalho, esse projeto, que ele continue, porque esse desenvolvimento faz parte do crescimento do ser humano. O Guilherme cresceu muito com esse projeto.”. Ádria Patrícia, mãe do aluno Guilherme Augusto, membro do grupo de teatro.

Eu sou testemunha do tanto que houve crescimento nos alunos, no decorrer da montagem eles mesmos desenvolveram muitas coisas que vocês vão ver aqui, tem o dedo de cada um e o interesse, a dedicação, transformando o grupo em responsabilidade para estarem aqui hoje. No início estávamos na escola fazendo sozinhos, aí conseguimos uma parceria com a Planeta Cultura e o patrocínio da MaterDei. E essa parceria trouxe incentivos e teatros, deu um tom de profissionalismo ao grupo. Na noite da estreia, o diretor, Urgel Silva falou um pouquinho sobre a parceria com o Lab Conexão.
O projeto “Sonhos de uma Noite de Verão” demonstrou como a integração da arte no currículo escolar pode facilitar aprendizados práticos e desenvolver habilidades cruciais nos alunos. Através de sua participação, os estudantes não só adquiriram uma compreensão mais profunda do teatro, mas também aprimoraram habilidades de comunicação e colaboração, essenciais para o seu desenvolvimento educacional.
Serviço
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Rede Mater Dei de Saúde
Parceria: Instituto Território Criativo
Realização: Planeta Cultura e Sustentabilidade | Ministério da Cultura | Governo Federal União e Reconstrução